Dia Mundial da Bicicleta

No dia 3 de junho é celebrado o Dia Mundial da Bicicleta, que foi estabelecido pela Resolução 72/272 na 72ª Sessão Ordinária da Assembleia Geral da ONU em 12 de abril de 2018. A data tem importância para o reconhecimento do uso da bicicleta como meio de locomoção simples, acessível, confiável, limpo e ambientalmente sustentável, um modal importante para mobilidade urbana e a conjunta promoção de saúde por se tratar também de uma atividade física.

Sinalização horizontal para ciclistas - Foto de Cristiana Raluca no Pexels
Foto: Cristiana Raluca / Pexels

O uso de bicicletas como meio de transporte nos grandes centros urbanos e em cidades em que a geografia permite é uma das ações que podemos incorporar no nosso cotidiano para ajudar a diminuir a emissão gases do efeito estufa (GEE), não contribuindo para o agravamento das consequências do aquecimento global.

A popularização do modal ainda depende de infraestrutura adequada para fornecer aos ciclistas locais seguros para transitar, como a expansão de ciclovias e ciclo faixas, que conectem os bairros residenciais aos principais pontos de interesse da população, integrando com outras formas de transporte de massa, como trens e metrô, dessa forma, otimizando a estrutura viária, reduzindo o número de carros circulando, o que reduz congestionamentos e a emissão de poluentes na atmosfera.

Homem de jaqueta preta segurando uma bicicleta preta - Foto de Clem Onojeghuo no Pexels
Foto: Clem Onojeghuo / Pexels

Seja no caminho para o trabalho, para passear ou para treinar, a prática regular de ciclismo traz diversos benefícios a saúde pois ajuda a fortalecer os músculos, melhora a qualidade dos ossos, melhora a frequência dos batimentos cardíacos e a circulação sanguínea, além de prevenir o surgimento de doenças cardiovasculares, reduzir a ansiedade e depressão e a ajuda a prevenir diabetes e obesidade.

Vinícius Lapa

Bacharel em Administração pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) e Tecnólogo em Gestão Pública pela UNIP (Universidade Paulista).

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem