No Brasil, tradicionalmente, o dia 21 de setembro é o Dia da Árvore, data escolhida por marcar o início da primavera no hemisfério sul. A data simbólica foi instaurada para a nossa reflexão da importância das árvores a manutenção da vida no nosso planeta, mas aqui ainda temos a Festa Anual das Árvores, data nacional que substitui oficialmente o dia da árvore.
Foto: Vinícius Lapa / Ecologia em Destaque. |
Em dias quentes e secos, atuam como reguladoras do clima, oferecendo sombra e, através da evapotranspiração, umidade aos locais onde estão, que também ajuda no ciclo das chuvas. Também servem de abrigos para diversos seres vivos (animais mamíferos, aves e insetos, por exemplo). Também fornecem alimentos através de suas flores e frutos.
A madeira contida em seus troncos ainda servem de matéria-prima para a construção de casas, para a fabricação de móveis, de materiais de escritório, como o papel e lápis, ou ainda podem ser fonte de energia ao ser incinerada em uma fogueira ou em um forno à lenha.
As árvores são vitais para grande partes das espécies do planeta, que inclui nós, seres humanos. O que torna imprescindível a preservação de florestas e o manejo adequado de árvores de corte para o uso consciente e sustentável.
O dia da árvore como é popularmente conhecido, varia conforme o local onde você está no planeta, mas geralmente, para países do hemisfério norte, ele é comemorado em 21 de março, e no hemisfério sul, em 21 de setembro, onde ambos marcam o início da primavera.
No Brasil, o dia 21 de setembro é o mais difundido, mas aqui, desde 1965, temos uma data nacional do dia da árvore, que foi definida pela edição do Decreto Federal Nº 55.795 de 24 de fevereiro de 1965, que legalmente substituiu o dia da árvore, instaurando a Festa Anual das Árvores, que como o próprio texto da lei traz, "tem por objetivo difundir ensinamentos sobre a conservação das florestas e estimular a prática de tais ensinamentos, bem como divulgar a importância das árvores no progresso da Pátria e no bem-estar dos cidadãos".
Devido ao tamanho continental do nosso país, a Festa Anual das Árvores é comemorada em datas diferentes dependendo da localização de cada estado, que considera as diferentes características fisiográfico climáticas do Brasil, conforme versa o Art. 3, onde os estados do Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Rondônia, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia comemoram durante a última semana do mês de março e Espírito Santo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Distrito Federal na semana que se inicia em 21 de setembro (aqui são apresentados todas as 27 UF que compõem o Brasil atualmente, pois quando o texto da lei foi editado, em 1965, a disposição das UF e territórios federais eram um pouco diferente).