Dia Nacional do Cerrado

Em 11 de setembro é comemorado o Dia Nacional do Cerrado, que foi instituído através do Decreto Nacional Nº 9.960 de 20 de agosto de 2003, tendo como objetivo a promoção de ações de conscientização ambiental voltadas a conhecer e preservar o bioma que ocupa quase um quarto do território brasileiro.

Cavalcante (GO) 12/09/2023 - Vista do cerrado na Comunidade quilombola Kalunga do Engenho II. Foto: Joédson Alves / Agência Brasil.
Foto: Joédson Alves / Agência Brasil.

O Cerrado ocupa uma área estimada de 2.036.448 km², cerca de 24% do território nacional, localizado na faixa central do Brasil, desde o litoral do estado do Maranhão, passando pelo sul do Piauí e oeste da Bahia, na região Nordeste, pegando quase todo o estado do Tocantins, na região Norte, grandes porções dos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, assim como todo o Goiás e Distrito Federal, na região Centro-Oeste, chegando ao sudeste, ocupando mais da metade de Minas Gerais, a faixa central do estado de São Paulo e uma pequena área a leste do Paraná, já na região Sul.

O Cerrado é o segundo maior bioma do Brasil e da América do Sul. Segundo o ICMBio, o bioma abriga por volta de 200 espécies de mamíferos, 800 espécies de aves, 180 de répteis, 150 anfíbios e 1200 espécies de peixes, espalhados pelas bacias dos Rios Tocantins-Araguaia, Rio Parnaíba, Rio São Francisco e Rio Paraná.

Mapa: Leovigildo Santos / Wikimedia Commons - Licença CC BY-SA 4.0.
Mapa: Leovigildo Santos / Wikimedia Commons - Licença CC BY-SA 4.0.

A vegetação característica do Cerrado, que possui raízes profundas, dão o apelido a região de "Floresta Invertida", pois a biomassa de suas longas raízes armazenam grandes quantidades de carbono e ainda tem a função de abastecer os aquíferos nas épocas chuvosas e resistir a estiagem durante os períodos de seca, sendo importante para regulação e manutenção do fornecimento de água para os rios do bioma.

Vinícius Lapa

Bacharel em Administração pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) e Tecnólogo em Gestão Pública pela UNIP (Universidade Paulista).

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem