Setembro terá aumento na conta de luz com acionamento de bandeira vermelha

A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) anunciou ontem (4/9), que em setembro passa a vigorar a bandeira tarifária vermelha patamar 1, após correção de dados do Programa Mensal de Operação pelo Operador Nacional do Sistema (ONS), uma vez que havia anunciado em 30 de agosto o patamar 2 da bandeira. Isso implica no acréscimo de R$ 4,463 a cada 100 quilowatts-hora (kW/h) consumidos. Desde de agosto de 2021 a bandeira tarifária vermelha não era acionada.

Torres de Transmissão de Energia. Foto: Alexey Demidov / Pexels.
Foto: Alexey Demidov / Pexels.

O acionamento da bandeira vermelha se dá com o cenário de chuvas abaixo da média previstas para o mês de setembro, prejudicando o nível dos reservatórios das hidroelétricas. A seca aliada a onda de calor fez com que a participação das termelétricas aumentassem na geração de energia no país, uma fonte de energia suja e mais cara.

Seca nas bacias hidrográficas das usinas hidrelétricas

Em Nota Técnica, o Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (CEMADEN), destaca que as bacias localizadas nas regiões Norte (rio Madeira, Xingu e Tocantins-Araguaia), Centro-Oeste (rio Paraguai) e Sudeste (rio Paraná), bem como as bacias no vale do Jequitinhonha na região Nordeste, estão enfrentando seca hidrológica variando de severa a excepcional. As bacias da região Nordeste (rio São Francisco e Jequitinhonha) apresentam condição de seca moderada a severa, enquanto que as bacias na região sul estão em condição de normalidade.

A nota ainda informa que a previsão indica que a estação chuvosa deverá atrasar esse ano, agravando a situação dos reservatórios, que além de serem usados para geração de energia elétricas, também são fonte de captação de água para diversas regiões do país.

Vinícius Lapa

Bacharel em Administração pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) e Tecnólogo em Gestão Pública pela UNIP (Universidade Paulista).

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem